quinta-feira, 30 de abril de 2009

SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DA CANONIZAÇÃO DE S. NUNO DE SANTA MARIA

No próximo dia 08 de Maio, sexta-feira, Macedo de Cavaleiros vai prestar uma homenagem a Nuno Álvares Pereira. Na cerimónia será descerrada uma lápide evocativa da sua canonização junto à estátua da Av. D. Nuno Álvares Pereira.

Na freguesia de Castelãos, no “Campo do Pereiro”, local onde estacionaram as tropas de Nuno Álvares Pereira e D. João I, do qual foi escudeiro e cavaleiro o macedense Martim Gonçalves de Macedo, será colocado um memorial evocativo desta passagem.

Martim Gonçalves de Macedo e Nuno Álvares Pereira serão também as grandes personagens de uma “lição” de história, que decorrerá durante a manhã desse dia no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.

O workshop, organizado pela Associação Terras Quentes em parceria com a Câmara Municipal, abre com a figura de Martim Gonçalves de Macedo, cavaleiro macedense que combateu na Batalha de Aljubarrota e que salvou a vida ao Mestre de Avis, futuro rei D. João I, matando o castelhano que o ameaçava.

Relativamente ao Condestável Nuno Álvares Pereira, também conhecido como Santo Condestável, Nuno de Santa Maria, serão abordadas as suas duas facetas: de chefe militar e após a sua entrada para o Convento do Carmo.

No workshop será ainda lançado o concurso literário “Martim Gonçalves de Macedo” junto da comunidade escolar do concelho, que pretende estimular para o conhecimento deste ilustre macedense e do seu acto heróico na Batalha de Aljubarrota.

Programa
14h30 – Eucaristia de Acção de Graças pela canonização de S. Nuno de Santa Maria, presidida por sua Excelência Reverendíssima D. António Montes Moreira, Bispo da Diocese de Bragança e Miranda
Local: Igreja de São Pedro
15h30 – Descerramento de uma lápide evocativa da canonização de Nuno Álvares Pereira junto à estátua da Avenida D. Nuno Álvares Pereira
16h00 – Abertura da Sessão Solene
Local: Centro Cultural
16h15 – Nota Introdutória de sua Excelência Reverendíssima D. António Montes Moreira, Bispo da Diocese de Bragança e Miranda
16h30 – O Santo Condestável, Nuno de Santa Maria
Prof. Doutor Miguel Sanches Baêna
17h00 – Colocação de um memorial evocativo da presença de D. João I, Nuno Álvares Pereira e Martim Gonçalves de Macedo no “Campo do Pereiro”, em Castelãos

Sem comentários:

Enviar um comentário