quarta-feira, 22 de abril de 2009

Macedo de Cavaleiros novamente reconhecido com Galardão ECOXXI

Macedo de Cavaleiros voltou este ano a ser distinguido com o Galardão ECOXXI. O Município superou os objectivos definidos pelo projecto ECOXXI e subiu três lugares no ranking nacional, ocupando agora a sétima posição. Acima de Macedo de Cavaleiros ficaram apenas Manteigas, Vila Nova de Gaia, Cascais, Loulé, Pombal e Porto.

A atribuição do galardão reconhece uma vez mais o compromisso assumido pelo Município com o desenvolvimento sustentável, com especial ênfase na promoção da qualidade ambiental e de práticas de educação para a sustentabilidade.

Macedo de Cavaleiros obteve pontuação máxima nos indicadores de Promoção da Educação Ambiental por iniciativa do Município, de implementação de projectos de Educação Ambiental, nomeadamente o Programa Eco-Escolas e o Programa Jovens Repórteres para o Ambiente, de existência de Áreas Classificadas como os Sítios de Rede Natura do Monte de Morais e a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, e de fomento da agricultura e do desenvolvimento sustentável, em que assume destaque a Feira do Turismo.

A implementação da Agenda 21 Local, a boa gestão e conservação da floresta, a cooperação com a sociedade civil e o número de pessoas servidas por sistemas de abastecimento de água são igualmente indicadores importantes no desenvolvimento sustentável do concelho e que distinguem Macedo de Cavaleiros.

1 comentário:

  1. Excelente reconhecimento para a nossa cidade e para o actual edil. A implementação do processo Agenda 21 é uma grande aposta visando o desenvolvimento sustentável. Continuem assim.

    ResponderEliminar