quinta-feira, 30 de abril de 2009

SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DA CANONIZAÇÃO DE S. NUNO DE SANTA MARIA

No próximo dia 08 de Maio, sexta-feira, Macedo de Cavaleiros vai prestar uma homenagem a Nuno Álvares Pereira. Na cerimónia será descerrada uma lápide evocativa da sua canonização junto à estátua da Av. D. Nuno Álvares Pereira.

Na freguesia de Castelãos, no “Campo do Pereiro”, local onde estacionaram as tropas de Nuno Álvares Pereira e D. João I, do qual foi escudeiro e cavaleiro o macedense Martim Gonçalves de Macedo, será colocado um memorial evocativo desta passagem.

Martim Gonçalves de Macedo e Nuno Álvares Pereira serão também as grandes personagens de uma “lição” de história, que decorrerá durante a manhã desse dia no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.

O workshop, organizado pela Associação Terras Quentes em parceria com a Câmara Municipal, abre com a figura de Martim Gonçalves de Macedo, cavaleiro macedense que combateu na Batalha de Aljubarrota e que salvou a vida ao Mestre de Avis, futuro rei D. João I, matando o castelhano que o ameaçava.

Relativamente ao Condestável Nuno Álvares Pereira, também conhecido como Santo Condestável, Nuno de Santa Maria, serão abordadas as suas duas facetas: de chefe militar e após a sua entrada para o Convento do Carmo.

No workshop será ainda lançado o concurso literário “Martim Gonçalves de Macedo” junto da comunidade escolar do concelho, que pretende estimular para o conhecimento deste ilustre macedense e do seu acto heróico na Batalha de Aljubarrota.

Programa
14h30 – Eucaristia de Acção de Graças pela canonização de S. Nuno de Santa Maria, presidida por sua Excelência Reverendíssima D. António Montes Moreira, Bispo da Diocese de Bragança e Miranda
Local: Igreja de São Pedro
15h30 – Descerramento de uma lápide evocativa da canonização de Nuno Álvares Pereira junto à estátua da Avenida D. Nuno Álvares Pereira
16h00 – Abertura da Sessão Solene
Local: Centro Cultural
16h15 – Nota Introdutória de sua Excelência Reverendíssima D. António Montes Moreira, Bispo da Diocese de Bragança e Miranda
16h30 – O Santo Condestável, Nuno de Santa Maria
Prof. Doutor Miguel Sanches Baêna
17h00 – Colocação de um memorial evocativo da presença de D. João I, Nuno Álvares Pereira e Martim Gonçalves de Macedo no “Campo do Pereiro”, em Castelãos

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Livro "Cafeína", do macedense Fernando Mascarenhas, apresentado esta noite

Não perca esta noite, pelas 21.30 horas, no Centro Cultural, o lançamento do livro “Cafeína”, do macedense Fernando Mascarenhas.

A apresentação estará a cargo de A. M. Pires Cabral, reconhecido escritor natural de Macedo de Cavaleiros.

A geração de 60 nos anos 70, Um mundo fechado, Um país atrasado, Salazar, a "Primavera Marcelista", o 25 de Abril, Os anos de brasa, O adeus a África, A Descolonização e o PREC (Processo Revolucionário em Curso), O mundo empresarial e político, A emancipação da mulher, O primeiro abanão nos fundamentos da Família Tradicional, A complexidade das relações e dos sentimentos, O sexo, o amor e a morte são temas abordados ao longo da obra.

“Cafeína” é o segundo livro do autor, seguindo-se à obra “O Sabor da Marmelada Fresca”, publicada no ano passado com o apoio da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Começa hoje a II Feira do Livro em Macedo de Cavaleiros

Aproveite para pôr a leitura em dia e passe pela Feira do Livro, que começa hoje e decorre até sábado no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.

Durante os três dias vão decorrer várias actividades, entre elas a apresentação do livro “O Segredo da Fonte Queimada”, da autoria de Manuel Cardoso, e a dinamização do livro “Miar a cantar, a ler e a dançar”, pela escritora Elza Mesquita e a ilustradora Ana Pereira.

Venha celebrar o Dia Mundial do Livro!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Macedo de Cavaleiros novamente reconhecido com Galardão ECOXXI

Macedo de Cavaleiros voltou este ano a ser distinguido com o Galardão ECOXXI. O Município superou os objectivos definidos pelo projecto ECOXXI e subiu três lugares no ranking nacional, ocupando agora a sétima posição. Acima de Macedo de Cavaleiros ficaram apenas Manteigas, Vila Nova de Gaia, Cascais, Loulé, Pombal e Porto.

A atribuição do galardão reconhece uma vez mais o compromisso assumido pelo Município com o desenvolvimento sustentável, com especial ênfase na promoção da qualidade ambiental e de práticas de educação para a sustentabilidade.

Macedo de Cavaleiros obteve pontuação máxima nos indicadores de Promoção da Educação Ambiental por iniciativa do Município, de implementação de projectos de Educação Ambiental, nomeadamente o Programa Eco-Escolas e o Programa Jovens Repórteres para o Ambiente, de existência de Áreas Classificadas como os Sítios de Rede Natura do Monte de Morais e a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, e de fomento da agricultura e do desenvolvimento sustentável, em que assume destaque a Feira do Turismo.

A implementação da Agenda 21 Local, a boa gestão e conservação da floresta, a cooperação com a sociedade civil e o número de pessoas servidas por sistemas de abastecimento de água são igualmente indicadores importantes no desenvolvimento sustentável do concelho e que distinguem Macedo de Cavaleiros.