quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Primeira noite do Macedo CoMvida registou enchente


Na primeira noite deste evento organizado pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, o "renovado" Jardim registou uma enchente de pessoas de todas as idades.
Até tarde os fados e guitarradas de António Pinto Bastos e José Gonçalez, acompanhados por Ana Rita Prada, Daniela Geada e Luís Filipe Caeiro, fizeram-se ouvir bem no coração da cidade de Macedo de Cavaleiros. E ninguém arredou pé até ao último acorde de guitarra.
A noite quente de verão, as barracas de farturas, gelados, pipocas e as cervejas geladinhas ajudaram a preencher mais um serão cultural de Macedo, repleto de convívio, boa música e muita gente.
O Macedo CoMvida continua na noite de hoje com a actuação dos Quinta do Bil, em frente à Câmara Municipal.
Apareçam!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Um pequeno paraíso escondido no interior transmontano

"Um pequeno paraíso escondido no interior transmontano
por PAULO SILVA REIS




A praia fluvial do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, foi a primeira a ser distinguida com a bandeira azul, classificada como "praia para todos" e "praia acessível". Actualmente conta com infra-estruturas de acesso a pessoas com deficiência e dispõe ainda de todos os equipamentos e serviços de apoio aos veraneantes. A paisagem protegida da albufeira do Azibo, tornando-a ainda mais numa zona de rara beleza e de enorme riqueza paisagística.

A Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo está situada a 2 km da Cidade de Macedo de Cavaleiros e a 30 km de Bragança. O melhor acesso a Macedo de Cavaleiros é pelos IP4 e IP2.

A Paisagem Protegida da Albufeira do Aibo foi criada pelo Decreto Regulamentar n.º 13/99, de 3 de Agosto, constituíndo uma área protegida de âmbito regional que tem como objectivos a conservação da natureza e a valorização do património natural e a promoção do repouso e do recreio ao ar livre em equilíbrio com os valores naturais salvaguardados.

A Albufeira do Azibo ocupa uma área de 4897 hectares e está localizada, na sua quase totalidade, no concelho de Macedo de Cavaleiros, abrangendo as freguesias de Vale da Porca, Santa Combinha, Podence, Salselas, Vale de Prados e Quintela de Lampaças do concelho de Bragança.

A época balnear na praia da albufeira do Azibo, bandeira azul hasteada pela Associação Bandeira Azul da Europa, durante seis anos de forma consecutiva, abriu no primeiro dia do mês de Julho, e a Quercus atribuiu-lhe o galardão Qualidade de Ouro.

A afluência cada vez maior às praias do Azibo tem constituído um desafio constante à capacidade da autarquia para melhorar a oferta balnear, desde a criação de locais de recreio e lazer, ao cuidado com a limpeza e a uma constante vigilância, tudo tem sido planeado ao promenor para que hoje o Nordeste transmontano possa oferecer um espaço de recreio e lazer de qualidade impar no interior norte de Portugal.

O veraneantes reconhecem-lhe qualidade e o facto de lhe ter sido atribuída, pelo sexto ano consecutivo, a bandeira azul, proeza e recorde inéditos em praias fluviais, traz cada vez mais banhistas e até mesmo turistas a Macedo de Cavaleiros que nesta altura do ano podem gabar-se de ter um excelente cartão-de-visitas.

O galardão Qualidade de Ouro foi importante e de significativo valor, até porque, no interior, as únicas galardoadas com Qualidade de Ouro foram as praias de Aldeia do Mato, em Abrantes e a do Azibo. Entre as preocupações da autarquia, que quer continuar a oferecer um espaço de rara beleza e de grande qualidade aos veraneantes, estão os aspectos como a reposição de areia e de alguns equipamentos relacionados com a segurança da praia.

Para além das praias fluviais, o Azibo dispõe de espaços de recreio e lazer, como o parque de natureza e o parque demerendas. De resto, são estes equipamentos que asseguram a afluência regular ao local. E, por isso, ganha força a possibilidade de o Azibo vir a ser, no curto prazo, uma alternativa de férias."

Notícia do Diário de Notícias de 05 de Agosto de 2009, in www.dn.sapo.pt