terça-feira, 31 de março de 2009

Praia de Macedo de Cavaleiros avaliada com nota máxima pela DECO

A praia fluvial da Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, obteve nota máxima em todos os critérios de avaliação considerados pela Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores (DECO) na sua análise das praias fluviais nacionais.

De acordo com os resultados publicados num artigo da Revista Proteste de Abril de 2009, onde são avaliadas 30 praias nacionais, a praia fluvial do Azibo é considerada um exemplo ao nível da qualidade da água, da limpeza e da informação prestada aos banhistas.

Além de ter obtido classificação de muito bom em todos os critérios, a praia fluvial do Azibo destaca-se ainda pelo facto de dispor de instalações sanitárias e duches, posto de primeiros socorros e acessos para pessoas com mobilidade reduzida. Requisitos que, em comparação com as restantes 29 praias fluviais analisadas pela Revista Proteste, fazem da praia do Azibo a melhor praia fluvial do país.

terça-feira, 24 de março de 2009

Celebre o Dia Mundial do Teatro com o I Encontro de Teatro Amador

De sexta-feira a domingo o Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros acolhe o I Encontro de Teatro Amador, com três dias de espectáculos produzidos por grupos de teatro amador.

O Encontro assinala em Macedo de Cavaleiros o Dia Mundial do Teatro, celebrado a 27 de Março, coincidindo igualmente com a comemoração do quinto aniversário da AJAM – Associação Juvenil dos Artistas Macedenses, que integra um grupo de teatro amador.

Espectáculos:
Sexta-feira, dia 27
21H45 – “A Idade da Pedra”, pela AJAM

Sábado, dia 28
21H45 – “Três em lua-de-mel”, pelo Gêtêpêpê – Grupo de Teatro da Paróquia de Perafita

Domingo, dia 29
16H00 – “A Princesa e o Sal”, pelo grupo de teatro TEPO, a partir do conto “A Comida e o Sal” de Teófilo Braga.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Três dias dedicados à ciência

Até ao próximo sábado, dia 21, aproveite para descobrir o mundo fantástico da ciência no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.

Lá vai encontrar o “Circo da Física” que terá ao seu dispor experiências interactivas nas áreas da mecânica, do electromagnetismo, da termodinâmica e das ondas (acústica e óptica). Assista a demonstrações experimentais de um modo divertido e simultaneamente educativo.

Passe também pelo planetário insuflável e aprenda a orientar-se no céu nocturno, a conhecer as constelações e as histórias mitológicas associadas.

Na sexta-feira, dia 20, pelas 21.00 horas, decorre no Auditório do Centro Cultural uma palestra sobre “O LHC e a Origem do Universo”, com o Prof. Doutor João Seixas, do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa e investigador no CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear).

Na palestra será abordado, com uma linguagem simples, o modo de funcionamento da maior máquina do mundo – o LHC, o Grande Acelerador de Partículas –, as suas respectivas aplicações, nomeadamente na área da medicina, entre outras temáticas como a matéria e a antimatéria, a matéria negra e a energia negra, o LHC e os buracos negros, a matéria primordial e as colisões de iões pesados no LHC.

terça-feira, 17 de março de 2009

Macedo de Cavaleiros comemora Dia Mundial da Floresta e Dia Mundial da Poesia

Os alunos do Agrupamento Vertical de Escolas de Macedo de Cavaleiros vão assinalar em simultâneo, na próxima sexta-feira, o Dia Mundial da Floresta e o Dia Mundial da Poesia, ambos celebrados no sábado, 21 de Março.

As comemorações envolvem cerca de 270 alunos e respectivos professores e vão decorrer na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, das 09.00 às 12.30 horas. O cartaz de actividades alusivo ao Dia Mundial da Floresta inclui plantação de espécies autóctones, percursos de orientação, observação de aves e pegadas, datação de árvores, libertação de aves, jogos tradicionais, entre outras.

A manhã termina com um Encontro com o poeta macedense António Cravo, seguido do lançamento de balões com poemas e sementes.


A Biblioteca Municipal também vai assinalar o Dia Mundial da Poesia em Macedo de Cavaleiros. No sábado, a cidade vai acordar com diversas poesias espalhadas pelo Jardim Municipal, Centro Cultural e Biblioteca Municipal.

Aproveite para passar por estes lugares e escolher a poesia ou o poeta que quer levar para ler em casa no Dia Mundial da Poesia.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Campeonato Nacional do todo-o-terreno regressa a Macedo de Cavaleiros em edição ampliada

Nos dias 20 e 21 de Março Macedo de Cavaleiros transforma-se na pista da 17ª edição do Rali TT Serras do Norte, com a segunda etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno a ser disputada no concelho. A prova será igualmente pontuável para o Desafio ELF/Mazda 09, que escolheu Macedo de Cavaleiros para disputar uma das suas cinco etapas.

A jornada deste ano apresenta uma estrutura reformulada, quilometragem aumentada e com novidades introduzidas no percurso.


PROGRAMA DA PROVA

20 de Março (sexta-feira)

Das 09.00 às 11.30 horas – Verificações documentais
No Secretariado da Prova – Instalações da Associação Comercial e Industrial de Macedo de Cavaleiros
14.15 horas - Partida do 1º Concorrente do Parque Fechado, para a Super Especial.

14.25 horas - Início da Super Especial para o 1º Concorrente.
Trata-se de um pequeno Sector Selectivo que definirá a ordem de partida para a Prova.
Com cerca de 5,4 Kms, terá o seu início perto de Ala e o final junto à Zona Industrial de Macedo de Cavaleiros.


1ª ETAPA – 1ª Secção

17.15 horas - Partida do 1º Concorrente, junto à Câmara Municipal, para a 1ª. Etapa – 1ª.
Secção.
(1 Sector Selectivo com cerca de 40 Kms)

Ainda no 1º dia, os concorrentes voltarão a sair do Parque Fechado para disputar um Sector Selectivo com cerca de 40 Kms, com início na povoação de Grijó e integralmente disputado na Serra de Bornes, e final no Km 13,2, da E.N. 216 (já perto da Povoação dos Olmos).

18.45 horas - Chegada Prevista do 1º. Concorrente ao Parque Fechado no final da 1ª Secção.
Rua do Mercado (Junto à Câmara Municipal)

19.30 horas - Conferência de Imprensa com 5 pilotos a designar previamente pela Organização.
Junto ao Secretariado - Associação Comercial e Industrial de Macedo de Cavaleiros


21 de Março (sábado)

09.15 horas - Partida do 1º Concorrente do Parque Fechado para a 2ª. Secção
Rua do Mercado (Junto à Câmara Municipal)

09.30 horas - Partida do 1º Concorrente para o 1º Sector Selectivo da 2ª. Secção

A segunda parte da prova será composta por dois Sectores Selectivos, a serem percorridos por duas vezes, com um total de cerca 310 Kms.
O 1º Sector Selectivo terá início na Zona Industrial e percorrerá grande parte do norte do concelho, com uma distância total aproximada de 150 Kms, passando perto de aldeias de Corujas, Espadanedo, Arcas, Murçós, Meles, Brinço, Carrapatas e Bornes; percorrem a Serra de Bornes e descem para Peredo, Chacim e terminam junto ao Santuário de Santo Ambrósio.

De seguida seguem em direcção a Macedo de Cavaleiros, onde junto ao Campo de Futebol, disputarão uma Especial puramente para o Espectáculo, com cerca 1,5 Kms, que servirá para presentear todos aqueles que não puderem deslocar-se às zonas mais afastadas da cidade. De salientar que esta é a única prova do Campeonato que promove uma Especial praticamente dentro da cidade.

Esta Especial disputa-se por volta das 12.00 horas, na primeira passagem, e 15.00 horas na segunda vez (hora aproximada).

15.30 horas - Chegada prevista do 1º. Concorrente ao Parque Fechado no final da Prova.
Junto à Câmara Municipal

16.00 horas - Distribuição de Prémios no Pódio
Câmara Municipal

18.00 horas - Cerimónia de entrega de Prémios
Auditório da Associação Comercial e Industrial de Macedo de Cavaleiros

Passatempo Rali TT Serras do Norte

Queres ser o co-piloto do campeão nacional de Todo-o-Terreno por umas voltas? O Filipe Campos, numa iniciativa conjunta coma Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, vai fazer um co-drive com um fã do concelho.

Para participares no passatempo basta apenas escreveres uma frase original onde juntes as palavras “Rali TT”, “Macedo de Cavaleiros”, “Filipe Campos” e “Campeão” e deixá-la aqui no blogue da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, juntamente com o teu e-mail, até ao dia 17 de Março.

O co-drive realiza-se no próximo dia 19 de Março, quinta-feira, por volta das 15.00 horas. Os participantes terão de ter no mínimo 18 anos e não sofrerem de problemas cardíacos.

O vencedor do passatempo será divulgado no dia 18 de Março em www.yserracingteam.com.


Júri do Passatempo
Filipe Campos
Um elemento da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros
Um elemento da Yser Racing Team (equipa do Filipe Campos)
Um elemento da Rádio Onda Livre

sexta-feira, 6 de março de 2009

Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações apresenta em Macedo de Cavaleiros concessões da AE Transmontana e Douro Interior

O Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Dr. Paulo Campos, vai estar na próxima segunda-feira, dia 09, em Macedo de Cavaleiros para a apresentação das concessões da Auto-Estrada Transmontana e Douro Interior.

A cerimónia de apresentação decorrerá no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, pelas 10.00 horas.

segunda-feira, 2 de março de 2009

D. Nuno Álvares Pereira canonizado no próximo mês

D. Nuno Álvares Pereira, estratega que dá nome a uma das avenidas de Macedo de Cavaleiros e porta de entrada na cidade, vai finalmente ser canonizado.

Conheça esta figura incontornável da História de Portugal neste artigo da revista Visão, de 26 de Fevereiro.



clique na imagem para aumentar

Câmara Municipal promove hábitos de vida saudáveis

Durante este mês os macedenses vão voltar a dispor de sessões de aconselhamento dietético, onde podem esclarecer as suas dúvidas sobre cuidados a ter com a alimentação.

As sessões decorrerão no Gabinete de Apoio ao Cidadão de Macedo de Cavaleiros nos dias 11, 18, 25 e 30, das 14.00 às 17.00 horas, sendo necessário fazer marcação prévia no local ou através do telefone 278 420420.

As sessões de esclarecimento estarão a cargo de duas estagiárias da Licenciatura em Dietética da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Bragança.